Avatar – A Revolução do Cinema!


O Processo

Depois de 12 anos de Titanic, finalmente o retorno de James Cameron, ”O Rei do Mundo” como ele mesmo disse em 1998, quando recebeu o Oscar de Melhor Diretor por Titanic, o filme de maior sucesso da historia. O novo filme do diretor se chamara ”Avatar” e será lançado em dezembro de 2009. O Longa promete revolucionar a historia dos efeitos especiais, assim como ”O Exterminador do Futuro 2”, ”Parque dos Dinossauros” e ”Matrix”. O longa já vem sendo comentado há mais de 10 anos. E finalmente em 2007 começou a Pré-Produção. Ainda em 2007 e no inicio de 2008 ocorreram as filmagens. No elenco atores conhecidos como Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez e Giovanni Ribisi. Agora o filme se encontra em fase de Pós-Produção.

A Historia

Na história do filme, os recursos para a sobrevivência humana na Terra vão se extinguindo, e isso faz com que os humanos precisem explorar outros lares através do Universo. Eles constatam que um bom lugar seria Pandora, uma lua de um planeta bem distante.
Só que há alguns problemas: além de ser habitada por uma espécie humanóide (os Na’vi), Pandora possui uma atmosfera tóxica e nociva ao homem.

Uma solução pra esse problema é o ‘Programa Avatar’, que consiste na criação em laboratório de organismos semelhantes aos Na’vi. Tais organismos são controlados por humanos através de um capacete controlador. Os humanos não tem contato direto com Pandora, é como se eles virassem completamente um outro ser com seus avatares Na’vi.

Jake (Sam Worthington), o protagonista de Avatar, é um desses controladores que tem um avatar em Pandora, ele terá que lutar contra a tirania dos próprios humanos que exploram de forma agressiva tanto os recursos de Pandora quanto os Na’vi do planeta.

Depoimentos

James Cameron para o site AICN:
“Já está começando a soar e parecer como um filme de fato. Estou em êxtase com o visual e com as performances. A química entre o elenco foi perfeita”, começou.

“Ainda temos alguma captura de movimento para fazer com Sam Worthington e Zoe Saldana em março. E temos um par de dias com Stephen Lang em abril ou maio para filmar a última cena do personagem dele, que é tão difícil tecnicamente que até lá ainda precisamos arrumar um jeito de fazer. Este filme tem um espírito especial, porque sabemos que estamos fazendo algo inovador. É por isso que todo mundo segue animado mesmo depois de trabalhar nessa coisa por mais de dois anos. Ainda temos mais um ano e meio pela frente.”

“Não sei se será um filme bom, ótimo ou medíocre, mas posso dizer com absoluta certeza que você verá coisas que nunca imaginou”, terminou Cameron.

ZOE SALDANA FALA SOBRE AVATAR

Zoe Saldana, que interpreta Neytiri em Avatar, contou em entrevista sobre seu trabalho em Star Trek e, é claro, o tão aguardado filme de James Cameron. Confira abaixo a parte que nos interessa:

Como você se preparou para sua personagem em Avatar? Ouvi dizer que ele é muito intenso…

Eu aprendi artes-marciais, arco-e-flecha, montar a cavalo… um monte de coisas. Eu tive uma preparação intensa de seis meses para Avatar e adorei cada minuto dela. Era um treinamento em tempo integral, porque para o filme criaram uma língua totalmente nova, Jim (James Cameron) criou a história a partir do zero. E a tecnologia que ele está usando é muito à frente de seu tempo, é por isso que ele demorou tanto tempo pra produzí-la.

Como você ficou pronta para essa tecnologia?

O segredo é confiar no seu diretor. Eu tive que pensar junto com a tecnologia que eles deciriram usar, todos sabem que James Cameron é o maior perfeccionista de sua área. Eu estava meio ansiosa no início e nós tivemos uma grande conversa antes de começar. Nós filmamos em motion-capture e eu tive que criar esse mundo na minha imaginação. Ele não queria que parecesse que eu estava atuando num estúdio de fundo verde, então eu usei aquilo que eu tinha daquele mundo na minha cabeça. Eu sou tão apaixonada pela história e pelos personagens que todos parecem bem reais pra mim, foi fácil.

Na sua opinião, qual o grande atrativo de Avatar?

O Sr. Cameron nunca se cansa de nos impressionar. Acho que Avatar representará muitas mudanças na história dos filmes. É um filme com motion-capture, mas não parece que foi filmado em estúdio de fundo verde. Os métodos de filmagem são parecidos com os de A Lenda de Beowulf e Expresso Polar, mas a diferença entre esses filmes e Avatar é que eles foram feitos para parecerem animações. Já Avatar é o oposto disso, foi feito para parecer real. Eu já assisti a três minutos do filme e o que eu vi não dá pra traduzir em palavras. Não consigo comparar com nada do que eu já tenha visto, nunca vi nada assim antes. Será uma revolução tão grande como o cinema falado e a TV em cores.

O que há de mais impressionante nesses três minutos que você viu do filme?

Eu diria que o mais impressionante é o talento de James Cameron. Ele simplesmente não trabalha com coisas menos que impressionantes. Estes três minutos foram ótimos, maravilhosos!

Você já viu como será sua personagem em Avatar?

Sim, já. E tudo o que eu vou dizer é “oh, meu Deus!”. Fiquei maravilhada.

Conclusão

O que eu acho? Acho que vai revolucionar a historia dos Efeitos Especiais, e vai mostrar o talento de Cameron mais uma vez ao mundo, afinal, este Avatar é o Sucessor de Titanic. Enfim agora é espera até Dezembro de 2009 para conferir esta Mega-Produção.

Agradecimentos aos sites Omelete, AICN, Variety e IMDB. E o blog Planeta Pandora pelas informações sobre o filme.

Observação: Não se sabe se os Pôsteres acima são oficial. Provavelmente foi feito por fãs.

Anúncios

8 Respostas

  1. Particularmente, não é um genero de filme que me agrade muito, porem admiro o James Cameron, e tenho certa curiosidade em saber como será esse filme. É aguardar para ver!

  2. Eu não duvido. Não conheço Avatar. Mas conheço James Cameron, vi Titanic e sei do que é capaz.

    Estou na fila esperando com pipoca na mão.

    Ciao!

  3. Quando vamos com muita sede ao pote, podemos nos decepcionar com o que se vê …
    é isso que penso em quase todos os blockbusters atuais … tem que ser muitas vezes conter toda nossa ansiedade para não ter os queixos caidos …

    é chato ir com o pé atrás … porém ele pode nos salvar …
    abraços

  4. É simples meus amigos, o James Cameron não tem filmes ruins depois do Exterminador (pelo ao menos para min).

    E esse não é um Blockbuster comum. É?

  5. Eu estava procurando sobre esse filme na internet e acabei achando o blog, e qual não foi a minha surpresa ao ver o Planeta Pandora ser citado?

    Pois é, cara, Avatar poderá até não ter lá um roteiro muito aprofundado com análises filosóficas, mas não há dúvidas de que será um grande filme de ficção científica. É bom olhar pra frente e saber que teremos um produto cem por cento hollywodiano em meio a tantas adaptações e continuações…

    O melhor de tudo é que teremos a chance de ver com os próprios olhos o nascimento de uma nova era no cinema com esse filme.

    E ah, os dois primeiros pôsteres são sim criação de fã, mas o terceiro é verdadeiro. Ele foi encontrado nos estúdios de efeitos visuais da WETA na Nova Zelândia.

    Abraço e parabéns pelo blog.

  6. Valeu pelo comentario Caio. O blog seu é muito bom!

  7. Nossa, será que teremos um novo estrondoso sucesso de James Cameron?

  8. Sim Pedro Henrique. Não tem erro, vai ser sucesso absoluto.
    O Oscar de Efeitos Especiais de 2010 já tem dono!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: